terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prêmio Caymmi de Música destaca nova cena musical baiana


Em comemoração aos 100 anos que completaria o grande mestre Dorival Caymmi, a Bahia recebe até abril do próximo ano ações do Prêmio Caymmi de Música. O projeto, que busca valorizar a diversidade e, principalmente, o acesso à obra dos artistas baianos da nova cena musical, selecionou 52 músicas, que concorrem ao título de melhor canção em votação popular.

Não é preciso dizer que essa é só mais uma prova do quanto a produção musical na Bahia se mantém viva como sempre. Do samba de raiz ao rap, com as referências mais plurais e miscigenadas, todas as faixas se destacam dentro de universos artísticos que, apesar de distintos, dialogam com a nossa cultura. Entre tantos achados, selecionamos nove músicas para você conhecer e curtir com a gente.

Ju Moraes - Em Cada Canto Um Samba
A leveza do samba se transporta para uma letra cheia de fé. Uma das melhores músicas da lista, que carrega uma excelente interpretação.


CAIM - Disfarce
A poesia de CAIM não se disfarça quando a questão é fazer arte. A voz de Achiles Neto é capaz de aconchegar todo o retrato de uma história mal resolvida em uma melodia deliciosa.



Lily Braun - Nunca de Cara
A pegada rock'n'roll que a Bahia sempre soube fazer fica por conta de Lily Braun. A voz de Bruna Barreto é capaz de dar a dimensão emocional que a música pede, em uma letra escrachada e intensa.


Ênio - Axé
Com um arranjo funkeado dos bons, Ênio traz uma leve influência do rap e do pop rock em uma letra motivadora e interessante. Boa aposta!



Russo Passapusso - Paraquedas
O som forte que parece sair direto da voz do povo ecoa na voz forte de Russo. Cheio de referências da cultura musical popular, a faixa é uma das mais autênticas da lista.



O samba doído de Capinan ganha ainda mais destaque pelo timbre do cantor, deixando tudo estranhamento envolvente. Sem contar a composição, assinada pelo próprio Capinan, que deixa as marcas do fim de uma relacionamento.


Larissa Luz - Descontrole
Soul de sobra e com qualidade. Larissa mostra o quanto é boa intérprete em uma melodia cheia de suinge. Voz macia e um verdadeiro convite para se sentir em casa.


Mariella Santiago - Danado na Cor
O batuque da música negra cheio de um suingue baiano com uma voz representativa dessa expressão cultural: não tinha como ficar ruim.


Jurema Paes - Maxixe Nagô
Excelente intérprete para uma composição de Zeca Baleiro e Marcos Vaz. Apesar de a canção não ter um crescimento, as referências sonoras contidas na faixa deixam um gostinho interessante.

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook