segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Bruno Capinan deixa tudo dito em boas melodias


Com partículas vermelhas sobre a cabeça e a vontade de deixar tudo dito em forma de canção, Bruno Capinan entrega "Tudo está dito", seu mais novo disco, lançado neste mês de novembro. Com um ar de melancolia, as 10 faixas inéditas apresentam melodias que trazem referências tropicalistas em uma fusão de samba, ijexá, gafieira e o que mais couber nas palavras ditas com tanta sutileza e sinceridade.

Em tom carnavalesco, "Eu Não" abre o disco com maestria, remontando uma espécie de marchinha nostálgica. Mas nessa mistura rítmica, o samba toma conta: seja na conquista descrita em "Gang Bang Mangueira", uma das faixas com melodia mais agradável, seja em "Vá", o adeus acompanhado de um tamborim. Entre as participações, Mallu Magalhães, artista responsável pela capa do álbum, divide a doída e deliciosa "Sambolento", composição do próprio Capinan. Enquanto o duo Dois em Um, formado por Fernanda Monteiro e Luisão Pereira, constroem o instrumental sombrio de "Os pássaros são nada fiéis", faixa que encerra o disco com a densidade necessária para torná-lo ainda mais interessante.

É inegável o quanto Capinan consegue simplificar o tom e, ao mesmo tempo, fazer um dos trabalhos mais delicados e intensos do ano. Só deixo o pedido de que tudo não esteja dito e que novos trabalhos possam dar voz às composições brilhantes desse artista baiano.

Ouça "Tudo está dito" no SoundCloud

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook