quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tributo traduz com criatividade o som dos Novos Baianos


Depois de meses de preparação, algumas faixas liberadas e muita expectativa, o site Jardim Elétrico lançou hoje (17) o Tributo aos Novos Baianos. O projeto foi dividido em dois discos, "Tinindo" e "Tricando", uma referência clara a um dos álbuns de destaque do grupo baiano, e celebra a nossa história musical por meio de vozes da nova geração.

Além das já divulgadas "A Menina Dança" e "Com Qualquer Dois Mil Réis", o projeto dá um ar moderno a outros clássicos dos Novos Baianos. Se em "29 Beijos" Rodrigo del Arc se apropria da música e entrega uma interpretação totalmente nova, Clara Valente e Mocambo defendem "Tinindo Trincando" com mais leveza e alguns beats eletrônicos. Leo Versolato e Fuleragem recriam a introdução de "Brasil Pandeiro" no piano, mas caem no suingue no meio da faixa, fazendo da gravação um verdadeiro protesto a favor da valorização do nosso país e da democracia.

Entre os grandes destaques, não tem como não falar da versão de Cícero para "Acabou Chorare", onde a sensibilidade e a melancolia fazem da gravação uma das melhores do projeto. Mergulhando de cabeça no samba, Matheus Von Krüger mistura pandeiro com percussão e se entrega à magia da folia de rua na versão de "Swing de Campo Grande".

O Tributo conta com 30 versões ao todo, sendo a primeira e a última música regravações distintas de "Dê um Rolê", assinadas por Mariana Volker e Carlos Posada respectivamente. Mais do que uma compilação de regravações, o projeto é a celebração de um movimento musical que ainda se mostra vivo e presente na construção da nossa cultura.


Ouça "Tinindo" no Youtube



Ouça "Trincando" no Youtube


Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook