sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

10 discos internacionais de 2014 que você precisa ouvir


Depois de listar os discos nacionais do ano, chegou a hora de lembrar das coisas bacanas que os gringos fizeram esse ano. A missão foi ainda mais difícil, já que muita coisa interessante tem sido produzida em diversos cantos do mundo. O que mais chama atenção é a mistura de sonoridades, que vai do rap ao rock, do soul ao pop. Sem a pretensão de listar os melhores discos do ano, selecionamos 10 álbuns que se destacaram, de alguma forma, durante os últimos meses no mercado fonográfico mundial.


Álbum: X
Artista: Ed Sheeran
Onde ouvir:  RdioDeezer

Se existia alguma dúvida sobre o talento de Ed Sheeran, ele acabou de matá-las com esse disco. Compositor de mão cheia, o britânico deixou claro seu talento em construir baladas de brilhar os olhos, mas experimentou outras vertentes da música. Além do pop romântico, o disco conta com influências acertadas de rap e soul. Um dos melhores presentes do ano!
Destaques: "Thinking Out Loud" e "Sing"



Álbum: Listen
Artista: The Kooks
Onde ouvir: RdioDeezer

Bem mais pop, The Kooks conseguiu produzir, esse ano, um álbum mais diversificado e com influências deliciosas. Sem deixar de lado o som marcante da guitarra e da bateria, o disco coloca sintetizadores e entrega canções dançantes e agradáveis. A psicodelia, o funk dos anos 80 e muitas referências do pop rock urbano da Inglaterra contribuem para "Listen" ser um dos álbuns mais viciantes de 2014.
Destaques: "Forgive & Forget" e "See Me Now"



Álbum: Broke With Expensive Taste
Artista: Azealia Banks
Onde ouvir: RdioDeezer

Depois de anos adiando o lançamento, Azealia Banks quebrou contratos e mostrou que vai além de uma cantora de rap em seu primeiro CD. Trazendo influências fortes da house music, o disco passeia também pelo R&B, mas traz detalhes de outros universos, como a sonoridade latina. Sempre escrachada em suas letras, Banks marca o ano e nos faz ficar de ouvidos atentos ao seu som.
Destaques: "Gimme a Chance" e "Soda"



Álbum: In The Lonely Hour
Artista: Sam Smith
Onde ouvir: RdioDeezerCrítica completa

A intensidade musical e os arranjos cheios de classe dentro do universo pop romântico destacam Sam Smith em seu primeiro CD de carreira. O timbre do cantor e os falsetes maravilhosos ajudam na construção da estética do disco, que intercala sensações de puro amor com dilemas de relacionamento. 2014 foi realmente um ano para ouvir Sam Smith!
Destaques: "I'm Not The Only One" e "Stay With Me"



Álbum: Ghost Stories
Artista: Coldplay
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer

Com uma sonoridade mais intimista, Coldplay retoma o clima de álbuns como "Parachutes" e "A Rush of Blood to the Head" em seu novo disco. Apesar de trazer composições que dialogam, essencialmente, com relacionamentos por meio de versos simples, a retomada marca um dos lados mais sinceros e vulneráveis da banda, que arrisca influências até da música sacra.
Destaques: "Ink" e "Magic"



Álbum: Caustic Love
Artista: Paolo Nutini
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer

Cada vez mais ajustado dentro do neo soul misturado ao rock, Paolo Nutini mostra um amadurecimento não só como intérprete, mas como artista, desde que lançou "These Streets", há 8 anos. Completamente dentro da música negra, os arranjos do disco, o timbre de Nutini e a interpretação no lugar exato nos fazem ter certeza que esse é um daqueles discos que ouviremos por muitos anos.
Destaques: "One Day" e "Scream (Funk My Life Up)"



Álbum: 1000 Forms of Fear
Artista: Sia
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer

Uma das melhores compositoras da atualidade não passou despercebida em 2014. Sia Furler traduz os vários transtornos que passou nos últimos meses em versos fortes e em uma sonoridade experimental densa se comparadas com o disco "We Are Born". Apesar de explorar as baladas, a estética de explorar o anônimo, trazida por Sia neste trabalho, é outro grande destaque da produção.
Destaques: "Chandelier" e "Eye of the Neddle"



Álbum: Angus & Julia Stone
Artista: Angus & Julia Stone
Onde ouvir: RdioDeezerCrítica completa

Orgânico e charmoso, o terceiro CD de estúdio do duo é uma das produções do indie folk mais deliciosas do ano. Como se não bastasse o contraste de timbres, o disco embarca em uma viagem mais pop que as anteriores, mas sem perder a essência do folk. As composições singelas conquistam, e o instrumental confirma o dom do duo de criar uma atmosfera sensível e nostálgica.
Destaques: "Grizzly Bear" e "Get Home"



Álbum: Sweet Talker
Artista: Jessie J
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer

Depois do mal sucedido "Alive", Jessie J mostrou que ainda tem muito o que entregar à música mundial. Com grandes hits, batidas verdadeiramente viciantes e uma voz de deixar qualquer um admirado, a britânica se apropria do pop por meio de recursos do rap e do R&B. A grande diferença é que, dessa vez, Jessie usa muito mais o seu lado sexy para compor a estética do novo trabalho.
Destaques: "Sweet Talker" e "Burnin' Up"



Álbum: Turn Blue
Artista: The Black Keys
Onde ouvir: Youtube

A mistura de rock e psicodelia pode resumir o trabalho mais recente do duo The Black Keys. "Turn Blue" definitivamente é um disco para ser ouvido na íntegra por conta de suas melodias bem trabalhadas do início ao fim. Grande destaque para os solos de guitarra presentes em diversas faixas, que convencem tanto quanto a voz suja de Dan Auerbach.
Destaques: "Fever" e "Bullet in the Brain"

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook