sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

10 discos nacionais de 2014 que você precisa ouvir


As listas de fim de ano talvez sejam uma das melhores coisas que o período traz. Nada melhor que relembrar aquilo que foi bacana durante os 365 dias de músicas que a gente passou. 2014 trouxe excelentes trabalhos, novas inspirações e, sobretudo, motivos para a gente carregar pelos próximos anos alguns discos. Sem a pretensão de listar os melhores, resolvi escolher 10 discos nacionais que indicaria para você ouvir antes que o ano acabe.


Álbum: Rock'n'Roll Sugar Darling
Artista: Thiago Pethit
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer ♪ Crítica completa

Esse é um daqueles discos que você fica de boca aberta por alguns minutos assim que ele acaba. Pethit conseguiu produzir o melhor disco de sua carreira quando criou "Rock'n'Roll Sugar Darling". Claramente influenciado pelo rock dos anos 60 e 70, com inspirações de Mick Jagger e Iggy Pop, Pethit se mostra em melodias provocantes e interpretação digna de um rockstar.
Destaques: "Romeo" e "Rock'n'Roll Sugar Darling"


Álbum: Coração a Batucar
Artista: Maria Rita
Onde ouvir: Rdio ♪ Deezer

Ouso dizer que esse é um dos melhores discos nacionais do ano sem medo de ser leviano. Depois do fraco "Elo", último de inéditas da cantora, Maria pisa mais uma vez no samba e mostra que tem remelexo e classe para entoar o estilo. Arlindo Cruz assina diversas faixas do álbum, dando composições brilhantes para Maria entregar a intensidade que só uma grande intérprete é capaz de fazer.
Destaques: "Abismo" e "Rumo ao Infinito"



Álbum: Banda do Mar
Artista: Banda do Mar
Onde ouvir: Rdio ♪ DeezerCrítica completa

Se os trabalhos de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães já eram de encher o coração, juntar os dois em uma banda foi uma das melhores ideias do ano. "Banda do Mar" é pura poesia e reflete a jovialidade de Mallu com a paixão de Camelo. Com sonoridade que retoma a antiga Los Hermanos, o disco ganha pela simplicidade nas composições e nas interpretações. "Banda do Mar" é como um presente entregue baixinho com direito a um beijo no rosto e dois sorrisos.
Destaques: "Dia Clarear" e "Mais Ninguém"


Álbum: Sol-te
Artista: Suricato
Onde ouvir: RdioDeezerCrítica completa

Sem tantos trabalhos expressivos, o folk brasileiro ganhou este ano uma banda com representatividade e bom gosto. Suricato não tem medo de misturar instrumentos e entrega poesias sinceras em composições orgânicas. Mesmo tendo começado no rock, "Sol-te" afirma o talento da banda em produzir folk, ainda que carregue marcas antigas e novas referências, como o surf music. Um disco para colocar no som do carro e embarcar em uma viagem por aí.
Destaques: "Um Tanto" e "Do Que Não Sei"


Álbum: 8
Artista: Marjorie Estiano
Onde ouvir: RdioDeezerCrítica completa

A volta de Marjorie ao mundo da música foi uma das gratas surpresas de 2014. Com um trabalho bem mais maduro que os dois primeiros discos, "8" foi essencialmente produzido em cima do brega sessentista, mas não se limita a ele. Bolero, baião e até reggae são alguns dos gêneros que se fazem presente no álbum, que conta com as participações de Gilberto Gil e Mart'nália. "8" veio para provar o quanto Marjorie cresceu e se destaca entre as intérpretes de sua geração.
Destaques: "Por Inteiro" e "Alegria Maior Não Tem"


Álbum: Em Cada Canto Um Samba
Artista: Ju Moraes
Onde ouvir: RdioDeezer

Entre as artistas que lançaram o primeiro trabalho em 2014, Ju Moraes pode ser apontada como uma daquelas que disse a que veio. Com produção de Mikael Mutti, o disco é feito ao redor do samba, mas consegue flertar com outros ritmos, como o baião e a rumba. As participações de Claudia Leitte e Carlinhos Brown abrilhantam ainda mais o canto de Ju, que também se mostra excelente compositora e dona de uma personalidade artística admirável.
Destaques: "Em Cada Canto Um Samba" e "A Menina Dança"


Álbum: Encarnado
Artista: Juçara Marçal
Onde ouvir: Youtube

Mesmo com alguns anos de carreira, só em 2014 Juçara Marçal entregou seu primeiro disco solo. Não poderia ter começado de forma mais intensa. "Encarnado" é o canto materializando uma energia superior. Trazendo o fim e o renascimento como conceitos centrais, o disco é recheado de referências religiosas que encontram no canto forte de Marçal o tom exato para provocar os instintos humanos. Um disco para ser digerido aos poucos, mas para ser lembrado por muitos anos.
Destaques: "João Carranca" e "Queimando a Língua"


Álbum: Vista Pro Mar
Artista: SILVA
Onde ouvir: RdioDeezer

Leve e cheio de frescor, Silva conseguiu trazer um novo conceito para seu som, sem perder a pessoalidade apresentada em "Claridão", seu primeiro disco. Aqui, as composições soam mais despretensiosas, e a influência do eletrônico com elementos dos anos 90 torna tudo nostálgico e sedutor. "Vista Pro Mar" é daqueles discos para guardar na gaveta e ouvir em fins de tarde com sorriso no rosto.
Destaques: "Universo" e "Okinawa"



Álbum: Convoque Seu Buda
Artista: Criolo
Onde ouvir: RdioDeezerYoutubeCrítica completa

A missão de lançar um disco depois de "Nó na Orelha" não era fácil, mas Criolo apostou em novas referências e deu conta do recado. Por falar em recado, as composições do rapper são sempre um espetáculo à parte. "Convoque seu Buda" é mais uma forma de trazer reflexões sociais e dar voz à periferia, tendo o rap como o grande norteador do trabalho. Porém, Criolo assume o risco de trazer samba e reggae, por exemplo, deixando o álbum ainda mais interessante.
Destaques: "Cartão de Visita" e "Fermento Pra Massa"



Álbum: Ciência, Arte, Ideologia e Música
Artista: CAIM
Onde ouvir: Youtube ♪ Crítica completa

A música regional baiana também deixou frutos que merecem destaque. Um deles é o disco do duo CAIM, uma fusão de referências culturais, religiosas e, sobretudo, humanas. Do samba ao heavy metal, as influências se ajustam no canto emocional de Achiles Neto, sendo capazes de criar uma unidade em cima do sentimalismo. As composições, assinadas pelo duo, deixam as marcas de um trabalho sincero, autêntico e que busca mexer nas feridas e nas lembranças.
Destaque: "Dei Conta" e "Coisa de Mandinga"

Na próxima semana, publicaremos a lista dos discos internacionais aqui no site. Não perca!

2 comentários:

Unknown disse...

O de Ju Moraes e Maria Rita são meus preferidos dessa lista e recomendo!!
Mas acho que faltou Vanessa da Mata e Jota Quest!!rs

Dry disse...

Ju Moraes e Banda do Mar, melhores cds completos do ano. Difícil escolher um música so e parar de ouvir. Belos trabalhos que serão levados s esse novo ano e admirado por muitos dias.

Cuíra no Facebook