quinta-feira, 28 de maio de 2015

O canto de Gal se renova em "Estratosférica"


Por trás de uma grande intérprete, mora um grande compositor. Sabendo bem disso, Gal Costa mostrou que, mesmo depois de 50 anos de carreira, é possível causar borbulhas no estômago e brilho nos olhos com um novo disco. Lançado neste mês de maio, "Estratosférica" reúne 13 canções inéditas, uma regravação e uma Gal afinada com seus sentimentos e interessada em trazer frescor ao seu trabalho.

De cara, Gal já anuncia que não dá para temer, apenas viver em alta intensidade, na busca de um amanhã melhor que o ontem. Com o som da guitarra em destaque, "Sem Medo Nem Esperança" abre o novo disco em uma composição audaciosa e estimulante, reafirmando o desejo da baiana de ir em busca desse lugar fora do comum. "Estratosférica" traz o mesmo espírito de "Recanto" (2011), sinalizando o quanto Gal está disposta a se renovar, a fazer música fora do lugar seguro, regada pelo prazer e pela poesia.

O time de compositores, dessa vez, não poderia ser mais incrível. Entre os consagrados (Tom Zé, Milton Nascimento, Caetano Veloso) e os mais atuais (Marcelo Camelo, Criolo, Mallu Magalhães, Céu, Marisa Monte), "Estratosférica" foi escrito para manter brilhante a interpretação de Gal. E os tons são tão variáveis quanto os temas. A leveza de Marisa com Arnaldo Antunes traz, como brisa, a doce "Amor Se Acalme", enquanto a dureza social é brilhantemente narrada em "Dez Anjos", composição de Milton com Criolo.

Impossível é não se apaixonar diante de tantas perspectivas cantadas sobre o amor: a despretenciosa "Quando Você Olha Pra Ela" (Mallu Magalhães), a poesia de "Você Me Deu" (Caetano Veloso e Zeca Veloso) ou a sutileza mais clássica de "Ilusão à Toa" (Johnny Alf). Todas essas nuances se ajustam bem ao canto de Gal que, distante da missão de comemorar os 50 anos com saudade e memórias, celebra a música em novos caminhos. Certa ela, agradecidos ficamos nós!

Mais ouvidas: "Quando Você Olha Pra Ela", "Jabitacá" e "Você Me Deu".

Assista ao Lyric Video de "Ilusão à Toa"


Ouça "Estratosférica" no Rdio

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook