terça-feira, 12 de maio de 2015

Lenine lança "Carbono" e reafirma sucesso em parcerias


Dono de uma carreira sólida e recheada de grandes sucessos, o cantor e compositor Lenine lançou, no início do mês de maio, o disco “Carbono”, décimo trabalho de estúdio do artista. Gravado entre os meses de janeiro e março deste ano, o álbum comprova a capacidade de Lenine em firmar grandes e boas parcerias para compor trabalhos sempre atuais e de grande relevância pra o cenário musical.

“Carbono” chega após o bem sucedido trabalho feito em “Chão” (2011), que apresentou sonoridades e texturas mais orgânicas, e traz o músico imerso em ritmos bem brasileiros como o frevo e o maracatu, além de apresentar referências da cultura afro. O disco reflete bem a essência de Lenine enquanto artista que preserva suas raízes, mas que consegue passear por distintas vertentes.

Sem dúvidas, o grande forte do novo disco são os parceiros escolhidos por Lenine nessa empreitada. Dos antigos, nomes como Dudu Falcão e Lula Queiroga. Já da nova safra de músicos brasileiros, Vinicius Caldeironi, Tó Brandileoni e o grupo Nação Zumbi imprimiram seus trabalhos no projeto do pernambucano. O resultado se percebe ao longo das 11 faixas do disco, talvez o mais completo álbum nacional já apresentado em 2015.

A faixa “Castanho”, parceria com Carlos Posada, abre “Carbono” com ares sertanejos traçados pelas violas de Ricardo Vigini, onde Lenine canta: “eu sou um par, não cheguei sozinho”; quem sabe, um reconhecimento às inúmeras parcerias feitas ao longo da carreira do cantor. “O Impossível Vem Pra Ficar” traz a levada mais pop tão característica de Lenine e que tanto de assemelha ao trabalho de Vinicius Caldeironi e Tó Brandileoni, parceiros na canção.

Do encontro com a banda Nação Zumbi nasceu “Cupim de Ferro”, um frevo com pitadas de rock cheio de energia. Já ao lado de Carlos Rennó, Lenine apresenta “Quede Água?”, faixa com uma mensagem atual e pertinente: a escassez nas grandes metrópoles e a consciência tardia quanto às questões naturais. O disco ainda traz “Simples Assim” uma baladinha marcada pelos acordes no violão e a voz serena de Lenine, e a singela “O Universo Na Cabeça do Alfinete”, canção gravada em Amsterdã, co-produzida e orquestrada pelo maestro holandês Martin Fonds.

Mais ouvidas

1. Cupim de Ferro - (Lenine, Dengue, Pupilo, Lucio Maia e Do Peixe)
2. Quede Água - (Lenine e Carlos Rennó)
3. Que Leva a Vida Sou Eu - (Lenine)

Ouça "Carbono" completo aqui


Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook