quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A peculiar brasilidade de Rodrigo Maranhão


Queridinho de grandes intérpretes como Roberta Sá e Maria Rita, o cantor e compositor Rodrigo Maranhão, dentre outros projetos musicais, também se dedica à produção de um trabalho solo autoral repleto de muita brasilidade. Em 2014, Maranhão lançou “Itinerário”, terceiro disco da carreira. Um trabalho sofisticado que, além de realçar ainda mais a construção poética do músico, reforça a grandiosidade da música brasileira e seus novos compositores.


Apesar de trazer 11 faixas autorais inéditas – apenas três delas em parceria – a sonoridade de “Itinerário” soa familiar aos ouvidos, uma vez que Rodrigo Maranhão se debruça sobre ritmos consagradamente brasileiros como o samba, o xote e o baião. Mas em “Madrugada”, música em parceria com o cantor português Antônio Zambujo, o músico apresenta um fado apaixonado que chega ao coração como uma brisa leve.

O disco é um registro delicado que, pelo seu aspecto minimalista, ganha grandes proporções e cativa logo numa primeira escuta, tanto pela íntima sonoridade, quanto pela sensibilidade de letras como “Maré”, “Chapeuzinho Amarelo”, “Maria da Graça” – música composta após Maranhão ter assistido a um show de Gal Costa – e “Itinerário”, faixa que dá nome ao disco, um sambinha chorado com uma envolvente abordagem social

Ouça o disco "Itinerário" 

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook