terça-feira, 24 de março de 2015

Tobias Jesso Jr. descarrega emoções em "Goon"


Dos dias difíceis nos quais se debruçou diante um piano e desvendou cada nota como uma descoberta de tudo que sentia, o canadense Tobias Jesso Jr. buscou a inspiração que precisava para compor as canções que mais tarde fariam parte do seu primeiro disco, “Goon”. Lançado em 2014, o álbum nasceu bruto em sonoridade, porém, refinado em emoções e sensações extremamente pessoais.

Aparentemente sem grandes pretensões, além do desejo de botar pra fora todo e qualquer pensamento, Jesso conseguiu entregar um trabalho singular, que fala por muitas vias, seja nas letras repletas de sentimento e entrega, seja pelas pausas entre um verso ou outro, ou ainda pelo som marcante do piano, o que torna tudo mais íntimo e possível de ser facilmente absorvido. 

Sem fazer uso de grandes recursos de estúdio, “Goon” é um álbum que foge das receitas e padrões, que preenche seu espaço no tempo presente, mas que abraça o passado com muita sutileza. A romantica “Can't Stop Thinking About You”, faixa que abre o disco, soa como uma velha canção de amor criada na década de 70, seguida pela triste história de “How Could You Babe”, onde o coro se alia aos acordes dramáticos do piano para compor uma atmosfera emocional ainda mais intensa.

Por mais que não chegue aos ouvidos como simples imitação, a música de Jesso acessa a memória de uma sonoridade que poderia ser atribuída a artistas como os Beatles, por exemplo, característica que se evidencia ao longo do disco, mas que se faz mais concreta em faixas como “Can Will Still Be Friends” e “Just A Dream”, uma das músicas mais tocantes do projeto. O pedido de reconciliação cantado em “Bad Words” é sentido num quase blues visceral, enquanto o anseio por todas as verdades chega pulsante em “Tell The Truth”, música que encerra o álbum.

Ouça "Goon" completo no Rdio


Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook