terça-feira, 16 de setembro de 2014

A sofisticação do brega retrô de Marjorie em "8"


Como já anunciava as duas primeiras músicas, divulgadas nas últimas semanas, Marjorie Estiano volta ao mercado fonográfico para mostrar o quanto amadureceu enquanto artista. "8", nome do seu novo álbum, foi lançado hoje (16) e não há dúvidas de como o refinamento artístico e as referências conceituais afloraram desde seu trabalho inicial na Vagabanda, banda criada para a novela Malhação.

Norteador de todo o álbum, o brega sessentista deixa o novo trabalho sofisticado e é capaz de tornar evidente o quanto Marjorie cresceu como intérprete. O repertório, praticamente todo autoral, também chama atenção pela unidade que consegue entregar ao público. Ao ouvir "Por Inteiro", assim que foi lançada, foi inevitável não lembrar do disco "Caravana Sereia Bloom" de Céu, que já trazia o brega como recurso musical central na produção musical. Mas "8" é muito mais pop que experimental e consegue dialogar também com elementos de outros gêneros, trazendo um trabalho mais dinâmico e fácil de consumir.

Se "Me Leva" já havia entregado umas batidas de funk, Marjorie não se intimidou ao despejar doses maravilhosas de bolero em "Donde Estás", muito menos elementos deliciosos do baião no doce xote "Alegria Maior Não Tem". Como se não bastante a diversidade sonora até aí, Marjorie ainda apresenta "Luz do Sol" com Gil em um reggae nostálgico. Como intérprete, talvez seja a regravação de "Ta-Hi" a prova de como Marjorie consegue deixar claro seu espaço no cenário atual de música brasileira - se isso ainda é necessário.

Sete anos depois, não tinha como esse retorno ser melhor. Certamente, "8" estará entre os melhores lançamentos brasileiros do ano.

Ouça "8" completo no Deezer*


* Basta logar com seu Facebook para ouvir todas músicas completas.

Para fazer download do álbum clique aqui.

Nenhum comentário:

Cuíra no Facebook